Cloudflare em Lisboa

Cloudflare em Lisboa

Eu fui o 24º funcionário da Cloudflare e o primeiro a trabalhar fora de São Francisco. A trabalhar num escritorio improvisado em minha casa, e escrevi um pedaço grande do software da Cloudflare antes de ter contratato uma equipa em Londres. Hoje, Cloudflare London, a nossa a sede da EMEA a região da Europa, Médio Oriente e África tem mais de 200 pessoas a trabalhar no edifício histórico County Hall há frente do Parlamento Britânico. O meu escritório improvisado é agora história antiga.

Cloudflare em Lisboa
CC BY-SA 2.0 image by Sridhar Saraf

Cloudflare não parou em Londres. Temos pessoas em Munique, Cingapura, Pequim, Austin, Texas, Chicago e Champaign, Illinois, Nova York, Washington,DC, São José, California, Miami, Florida, Sydney, Austrália e também em Sao Francisco e Londres. Hoje estamos a anunciar o estabelecimento de um novo escritório em Lisboa, Portugal. Como parte da abertura do escritório este Verão irei me deslocar para Lisboa juntamente com um pequeno número de pessoal técnico de outros escritórios da Cloudflare.

Estamos a recrutar em Lisboa neste momento. Pode visitar este link para ver todas as oportunidades actuais. Estamos há procura de candidatos para preencher os cargos de Engenheiro, Segurança, Produto, Produto de Estratégia, Investigação Tecnológica e Atendimento ao Cliente.

Se está interessado num cargo que não está actualmente listado na nossa página de carreiras profissionais, também poderá enviar-nos um email para a nossa equipa de recruitamento pelo [email protected] para expressar o seu interesse.

Cloudflare em Lisboa
CC BY-SA 2.0 Image by Rustam Aliyev

A minha primeira ideia realista de Lisboa formou-se há 30 anos atrás com a publicação de 1989 do John Le Carré, The Russia House (A casa da Rússia). Tão real, claro, como qualquer Le Carré’s visão do mundo:

[...] dez anos atrás, por um capricho qualquer, Barley Blair, tido herdado uns quantos milhares por uma tia distante, comprou para si um pé de terra mais modesto em Lisboa, onde costumava ter descansos regulares com o peso de uma alma multilateral. Poderia ter sido Cornwall, poderia ter sido a Provença ou mesmo até Timbuktu. Contudo, Lisboa por um acidente agarrou-o [...]

A escolha da Clouflare por Lisboa, não aconteceu por um acaso, mas sim por uma pesquisa cuidadosa de uma nova cidade continental Europeia para localizar um escritório. Eu fui convidado novamente para ir a Lisboa em 2014 para ser um dos oradores na Sapo Codebits e fiquei impressionado com o tamanho e a variedade de talento técnico presente no evento. Subsequentemente, visitámos 45 cidades por 29 países, reduzindo a uma lista final de três.

A combinação de um elevado e crescente ecossistema de tecnologia existente em Lisboa, uma política de imigração atraente,estabilidade política, alto padrão de vida, assim como todos os factores logísticos como o fuso horário (o mesmo que na Grã-Bretanha) e os voos directos para São Francisco fizeram com que fosse o vencedor evidente.

Eu começei a aprender Português há três meses…e estou desejoso para descobrir este país e a cultura, e criar um novo escritório para a Cloudflare.

Encontrámos um ecossistema tecnológico local próspero, apoiado tanto pelo governo como por uma miríade de startups empolgantes, e esperamos colaborar com eles para continuar a elevar o perfil de Lisboa.